6 de jan. de 2013

Lista da semana: Os melhores filmes de 2012

Posted by Aline Guevara On 23:08 1 comentários

O ano de 2012 acabou e assim como tivemos a recapitulação dos piores títulos/grandes decepções no cinema, esta semana é a vez de listarmos aqueles filmes que nos emocionaram, nos divertiram, nos angustiaram e tornaram a nossa experiência cinematográfica mais mágica este ano. Sim, é a vez dos melhores filmes de 2012 (sem qualquer ordem, pois já foi difícil listar somente 10)!



Os Vingadores 
Era difícil saber se Vingadores seria um filmaço ou uma grande bomba, pois mesmo os fãs mais fervorosos ficaram com um pouco de receio de ver como seria tratado no cinema a reunião de tantos heróis da Marvel. Felizmente Joss Whedon soube fazer um filme na medida certa e não só resultou em um dos mais divertidos filmes de 2012, mas como faz por merecer o seu lugar nesta lista, provando que nem todo bom filme de super-heróis precisa ser sombrio e profundo. Ele pode ser colorido e engraçado, e ainda assim ser ótimo.





Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Muita gente concorda que este último filme não é o melhor da trilogia de Christopher Nolan, mas é difícil negar que ele fecha a história do homem-morcego com excelência. Com tantos bons atores no elenco e tantos personagens cativantes, ainda sim o filme é de Christian Bale e seu Batman, mais impressionante do que nunca. Os embates do herói com o seu algoz Bane são incríveis e ao longo do filme nos damos conta que a devoção que o Batman desperta nos habitantes de Gotham ultrapassa as barreiras da tela de cinema e nos atinge também.


Millenium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres 
Quando foram divulgadas as notícias que Hollywood iria produzir uma versão americana do best-seller de Stieg Larsson já vieram as críticas, afinal já existe uma adaptação cinematográfica sueca recente do livro. No entanto, nas mãos do diretor David Fincher, o filme não só fez justiça a excelente história como superou o longa sueco. E Rooney Mara, como a complicada e fascinante Lisbeth Salander, em nada deve para a atuação destruidora de Noomi Rapace na versão original.



Com uma história original, personagens diferentes e um visual belíssimo, é difícil não se apaixonar por A Origem dos Guardiões. Pelo trailer e pela sinopse, a trama pode parecer estranha, com até a fada do dente como uma guardiã. Mas só assistindo para ver a sutileza das metáforas entre o que eles protegem, as crianças e a vida.








O filme é lindíssimo em todos os sentidos. Se o diretor Ang Lee, famoso por O Tigre e o Dragão e O Segredo de Brokeback Mountain, não esqueceu do visual impressionante em sua história também não deixou de lado o roteiro bem elaborado. Repleto de metáforas, As Aventuras de Pi não só cria uma história encantadora, mas mexe intensamente com as nossas emoções. Pi conta uma história que pode convencer um escritor a acreditar em Deus, mas As Aventuras de Pi faz acreditar mesmo é na magia do cinema.



A Invenção de Hugo Cabret
Scorsese decidiu fazer uma homenagem à sétima arte homenageando um dos grandes nomes do cinema, o cineasta George Meliés, e a empreitada resultou no belíssimo A Invenção de Hugo Cabret. Com uma edição de arte primorosa, o filme acerta não só nos seus efeitos, mas na construção de uma emocionante história sobre um garotinho órfão na Paris do começo do século XX que descobre a magia da vida a partir da magia do cinema.





007 - Operação Skyfall
No ano em que o espião mais famoso do cinema completa 50 anos eis que surge um dos melhores filmes do agente inglês mais fiel à terra da Rainha Elizabeth. Seguindo a linha da trilogia que se iniciou em Cassino Royale, 007 - Operação Skyfall continua apresentando um James Bond mais sóbrio e realista, no entanto este insere diversos elementos dos filmes clássicos, inclusive o bom-humor, em uma sintonia perfeita. Além disso, a atuação de Javier Bardem como o vilão está sensacional, digna de indicação ao Oscar.



De Seth MacFarlane, idealizador da série Family Guy, surgiu a melhor comédia do ano. Com uma história improvável e um tanto non sense, Ted consegue divertir sem nunca desrespeitar a inteligência de seu público, problema de boa parte dos filmes do gênero. Além disso, as situações absurdas, aliadas a uma dose razoável de drama, resultaram em uma trama consistente e a despeito de algumas falhas, o filme faz você rir do começo ao fim. E não há melhor elogio para uma comédia.



As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne
Clássico dos quadrinhos e conhecido de muitos a partir do desenho animado, As Aventuras de Tintim finalmente ganhou sua versão nos cinemas. Resgatando o lado mais divertido e aventuresco do seu cinema, Steven Spielberg ficou responsável pelo projeto e nos presenteou com uma obra cativante. Nostálgico, o filme não perde oportunidade de nos lembrar momentos icônicos do jornalista belga mais intrépido do mundo das HQs, mas também cria novas situações empolgantes. Certamente, este foi um excelente começo de uma série cinematográfica.



Dez anos após o diretor Peter Jackson nos ter feito acreditar que a Terra Média existe e que está a uma sala de cinema de distância, eis que voltamos a crer no mundo fantástico criado por J. R. R. Tolkien. Desta vez, sessenta anos antes dos eventos da trilogia O Senhor dos Anéis e sob a tecnologia dos 48 quadros por segundo. Pioneiro, Jackson arriscou ao filmar no novo formato, mas o cinema agradece, pois o resultado foi impressionante. E pensar que é só o começo. Mesmo com o excelente visual, o filme também tem méritos por adaptar da melhor forma possível o livro de Tolkien, sem esquecer seu  tom leve e sem deixar de lado o que já foi criado para o cinema com a trilogia anterior. É um filme que deixa a sensação de "quero mais" mesmo após 160 minutos de exibição. Que venha dezembro e A Desolação de Smaug.


Menções honrosas

Argo

A Separação

As Vantagens de Ser Invisível

Drive

Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios

Jogos Vorazes

Moonrise Kingdom

O Artista

O Espião Que Sabia Demais

ParaNorman

Shame

Sherlock Holmes - Jogo de Sombras

1 comentários:

concordo com alguns! :P

Postar um comentário