24 de mar. de 2012

Head Shot: The Elder Scrolls V: Skyrim

Posted by Bueno Neto On 01:10 0 comentários

Dizer que Skyrim é apenas mais um jogo medieval seria uma imensa injustiça. Skyrim é uma verdadeira experiência inovadora de linguagem em jogos de RPG, com um mundo e ambientação tão vivos que posso dizer que é o RPG eletrônico que mais se aproxima do RPG de mesa onde surgiu o gênero.

Desenvolvido pela Bethesda Game Studios e publicado pela Bethesda Softworks, The Elder Scrolls V: Skyrim é o mais recente jogo da série seguindo The Elder Scrolls IV: Oblivion, e quem jogou seu antecessor vai se surpreender.

A premissa do jogo se passa duzentos anos depois de Oblivion, mas não requer que se tenha jogado o anterior pra entender o contexto, mas claro fica mais divertido (ainda) se jogou. Skyrim é uma província que irrompeu em uma guerra civil depois que um de seus reis foi assassinado e em meio as chamas da guerra o deus Alduin, "Devorador de mundos", que assume a forma de um enorme dragão, surgiu para que haja destruição e fazer jus a seu título. O personagem do jogador é um dos últimos "Dovahkiin" (Nascidos do Dragão), que deve derrotar o dragão Alduin para salvar Skyrim da destruição. Em meio a guerra civil e um Deus devorador de mundos, as tramas se aprofundam na mitologia do mundo: o Império começa a ceder territórios para as nações Élficas e ainda há guerra com a raça nativa dos Nords, que desejavam que Skyrim se separesse do Império, e outras raças que desejam que Skyrim permaneça no Império.

Quase como uma caraterística da série Elder Scrolls, Skyrim começa com o personagem do jogador como um prisioneiro desconhecido, condenado por um crime que ninguém lhe diz qual foi e que ao se libertar se depara com esse mundo entregue ao caos e precisa encontrar seu caminho dentro dele. E caminhos entre as diversas tramas é que não falta, cada decisão tomada leva a um efeito diferente da trama. A liberdade encontrada no jogo é a maior entre os jogos de RPG eletrônicos da atualidade, você pode se aliar a algum lado envolvido na guerra ou ignorar totalmente ela, e mesmo se assim o fizer diversas tramas se abrem pra você, como entrar na escola de magia ou colégio de bardos. E acredite, não são meras lições que aprenderá, a aventura se encontra em todo local. Até efeitos de maldições e doenças o personagem pode ser vítima, assim como se tornar um vampiro ou lobisomem. E, claro, não podemos nos esquecer dos dragões: eles são frequentemente encontrados ao se explorar as regiões selvagens e aparecem até em cidades. Há mais de 150 dragões espalhados por toda Skyrim e uma vez que você é um dos últimos Dovahkiin, eles vão tentar te destruir.

Muitas outras tramas que se escondem no jogo podem ser descobertas ao conversar com algum transeunte ou até em livros. O mundo é aberto e enorme, a interatividade é muito grande e cada personagem que se encontra vai reagir diferente às suas escolhas, seja na raça de personagem que escolheu ou porque se associou a um ladrão, até mesmo se virou vampiro ou lobisomem. Essa interatividade toda se assemelha a um jogo de RPG de mesa, até mesmo suas armas podem ser construídas, objetos podem ser encantados, poções criadas, tudo com elementos encontrados no próprio jogo: seja colhendo uma erva no campo, roubando da casa de um camponês ou comprando, tem tantas formas de conseguir o que se precisa que fica difícil até de listar.

Skyrim é um jogo muito rico em inovações e ao mesmo tempo em que ele se aproxima mais dos RPGs clássicos ele se distancia pela inovação. Enquanto os RPGS estilo medieval são voltados para classes de personagens, Skyrim aboliu completamente esse conceito, apesar de ainda manter a evolução do personagem em níveis. O nível do personagem aumenta quando utiliza muitas vezes suas habilidades até ficar perito nela. Dezoito habilidades estão presentes em Skyrim, cada uma possui especificações que são organizadas em um sistema de grupo de ramificações chamado de "árvores de habilidades".
Cada aumento de nível permite que outro benefício seja colhido. Existem 280 benefícios.




 Os gráficos são lindos, a história é cativante e o mundo é rico em lendas e principalmente em aventura. Então monte seu personagem, equipe suas armas e magias, absorva a alma de um dragão e deixe-se envolver por The Elder Scrolls V: Skyrim. E grite: FUS RO DAH!!






0 comentários:

Postar um comentário