13 de jan. de 2012

Vs. The World: Duas novas HQs e uma roupa nova pro Homem de Aço

Posted by Bueno Neto On 17:45 0 comentários

Alguém já se perguntou porque o Superman usa cueca por cima da calça? A atual resposta da editora DC comics, que publica suas historias nos EUA, é que ele nunca usou, mas no começo de sua carreira usava calça jeans e camiseta. Nesse momento você pergunta, “Como isso é possível, batema”? Para responder nem precisamos do maior detetive do mundo: todas as mudanças são obra do reinício do universo DC e fazem parte da grande estratégia da editora, que tenta trazer os personagens mais próximos das versões cinematográficas, ao mesmo tempo em que busca uma aproximação com público atual. A estratégia também tem a ver com markting e vendas, mas não é o foco desse post.

Todos sabemos como aconteceu, uma casal de cientistas de um mundo moribundo tenta salvar seu filho único enviando-o a Terra, onde o último filho de kripton é encontrado e criado por um casal de velhinhos e se torna o maior herói do planeta. Exatamente isso: os fatos mais marcantes continuam os mesmos, mas ainda muita coisa mudou. Essas mudanças são mostradas principalmente na revista Action Comics, que mostra Superman nos seus primeiros dias como herói, trajando calça jeans, camiseta e uma capa vermelha. A outra revista estrelada pelo escoteiro de capa leva o nome Superman e mostra o herói já nos dias atuais com sua roupa azul, capa vermelha e sem cueca (pelo menos não por cima da calça).

Sobre as revistas qualidade de desenhos e histórias e as tão faladas mudanças, primeiro Action Comics.

Na revista que mostra os primeiros anos do Superman como herói é onde temos as melhores histórias e agradáveis surpresas. Pra começar a revista enfoca o conceito original dos criadores do personagem, Jerry Siegel and Joe Shuster, quando o personagem não voava, apenas dava grandes saltos de prédio em prédio, era mais inocente, até idealista, tentando lutar com políticos corruptos e enfrentando até o crime comum. Nas historias já encontramos clássicos vilões como Lex  Luthor,  que nesse momento trabalha para o governo dos EUA, que nesse momento tenta controlar o homem de aço, que sofre com falta de confiança do público que não o considera um herói ainda e sim uma ameaça (alguém ai lembrou do Homem-Aranha??). Roteiros muito bem feitos, personagens e situações bem exploradas. Uma revista que diverte e não deixa uma sensação de caça níquel.

O segundo título do homem de aço mostra histórias nos dias atuais e são mais próximas aos trabalhos que já vinham sendo mostrados nos títulos regulares, mas não leva a carga criativa de Action Comics. Aqui temos o Superman já com poderes totalmente desenvolvidos: seu vôo, sua roupa azul... Mas também temos um herói ainda jovem e mais inconsequente que em sua versão pré- reinício. A qualidade deixa muito a desejar, se não nos desenhos, nos roteiros, onde tudo é uma grande batalha, lutas e explosões com pouco enredo, parecendo um filme de Michael Bay. Aqui sim temos a impressão que esse reinício não passou de uma forma de ganhar mais dinheiro.

Duas revistas com o mesmo personagem, duas oportunidades de reinventar um ícone, uma muito bem estruturada e desenvolvida, a outra deixando a desejar. De qualquer forma a DC conseguiu o que queria: aproximar seu maior símbolo ao novo público, tornando o personagem mais moderno e atual.

0 comentários:

Postar um comentário